ZEFA DA GUIA DA ENTRA A HISTORIA DA MAIOR PARTEIRA DO BRASIL.
Josefa Maria da Silva Santos, conhecida por “Zefa da Guia”, natural e residente de Poço Redondo/SE, no povoado Serra da Guia onde moram mais de 200 famílias. Parteira quilombola, rezadeira, líder comunitária e espírita, filha e neta de parteira, nora de escravos, e neta de índio.
Dona Zefa sempre conta sua história de vida começando por seu próprio nascimento. Ela nasceu empelicada (dentro da bolsa das águas), algo raro, e por isso, conta que trouxe seus dons e experiências do berço – muitas parteiras compreendem que crianças que nascem dentro da bolsa trazem dons espirituais. Dona Zefa expressou esses dons desde criança, começou a rezar aos sete anos, e aos onze fez seu primeiro parto. Desde então ela nunca mais parou de benzer e “pegar menino”. Já são mais de 5 mil partos, todos bem sucedidos! Casou aos 12 anos e três meses de idade, mais de 55 anos de casamento com Alexandre Bispo dos Santos. Tiveram oito filhos e criaram 18. Não sabe ler, nem escrever. Se criou em uma comunidade pobre trabalhando na roça, mas “Meus saudosos e queridos pais me ensinaram os princípios básicos da educação, como decência, honestidade e os da solidariedade para com o próximo”.
Hoje, cerca de cem pessoas de todos os lugares do nordeste chegam até o quilombo de Serra da Guia para encontrar Dona Zefa em busca de auxílio espiritual, cura para doenças e conselhos sobre a vida. A popularidade de Zefa nasceu do trabalho que dedica há quase sessenta anos como parteira e benzedeira da região.

0 comments:
Postar um comentário